Fonte e descrição da base de dados

Os dados foram obtidos junto ao Centro de Estudos da Metrópole do CEBRAP, que por sua vez, os obteve da Embraesp. Segue breve descrição da fonte:


LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS COMERCIAIS (Em breve)


Este banco de dados permite que se avance na compreensão a respeito da dinâmica do setor imobiliário, sendo possível por meio dele responder como (em preço, tamanho, número de vagas) e onde (por município, distrito, coordenada geográfica) tem ocorrido a oferta de imóveis comerciais em São Paulo e Região Metropolitana ao longo dos últimos 28 anos. É um excelente recurso para pesquisadores de temas urbanos, especial a quem se dedica a estudar o setor imobiliário e sua regulação pelos municípios, que vem sendo problematizada como uma das principais causas do crescimento desordenado e da segregação espacial nas metrópoles brasileiras. Trata-se de dados relativos a aperfeiçoamento qualitativo e ampliação de informações sobre os lançamentos imobiliários comerciais de São Paulo e da Região Metropolitana de São Paulo, sistematizadas pela Empresa Brasileira de Patrimônio (Embraesp) no período entre 1985 e 2013.



LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS RESIDENCIAIS


Dados relativos a aperfeiçoamento qualitativo e ampliação de informações sobre os lançamentos imobiliários residenciais da Região Metropolitana de São Paulo, sistematizadas pela Empresa Brasileira de Patrimônio (Embraesp) no período entre 1985 e 2011. O objetivo é subsidiar investigações geoestatísticas, de economia urbana e de políticas públicas, fazendo parte de um amplo projeto de investigação dos padrões de governança que permeiam a relação Estado e setores fora do Estado interessados na condução de políticas públicas urbanas, como é o caso do setor imobiliário.


Dentre os aprimoramentos realizados pela equipe CEM, o banco traz o georreferenciamento dos edifícios e casas, a correção e atualização monetária, a padronização do nome das principais empresas incorporadoras de cada empreendimento e diversas operações geográficas que permitem o cruzamento das informações dos lançamentos com dados dos Censos (1991, 2000 e 2010). As variáveis adicionadas ao banco e o método utilizado para o trabalho estão indicados no Dicionário de Variáveis, que acompanha o conjunto de dados.



Breve Histórico

A Embraesp, fundada em 1973, iniciou nesse mesmo ano estudos para desenvolver banco de dados sobre o mercado imobiliário. Essa atividade foi aperfeiçoada ao longo do tempo e vem sendo mantida até hoje.

Em 1985 o banco de dados é consolidado e passa a ser registrado em meio digital, contemplando informações detalhadas sobre os empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos. A pesquisa sobre lançamentos imobiliários é realizada de forma permanente durante todo o ano por uma equipe própria da Embraesp, com atualizações mensais, a qual identifica os lançamentos de empreendimentos residenciais e comerciais (escritórios), novos e/ou em construção, ostensivamente lançados para venda, na Região Metropolitana de São Paulo.

Complementarmente, são catalogados todos os projetos aprovados pela Prefeitura Municipal de São Paulo, expedidos através da Secretaria de Habitação (SEHAB), envolvendo os usos residenciais, comerciais, de serviços, institucionais e industriais.
Para cada lançamento imobiliário, são registradas aproximadamente 80 informações ou atributos: uso, data do lançamento do empreendimento, tipo de empreendimento, "Zona de Valor", localização, data prevista de entrega, zoneamento, n° de andares, de unidades (ou n° de lotes, no caso de loteamentos), de elevadores, de banheiros por unidade e de vagas de garagem, áreas - útil e total - das unidades, área do terreno consumido pelo empreendimento, preços de venda das unidades - total, por m² de área útil e por m² de área total, nome dos empreendedores (incorporadora, construtora e vendedora - ou urbanizadora, no caso de loteamentos), origem da informação (jornais, revistas, corretor, placas, folhetos etc.), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário